short-coated%20tan%20dog%20sitting%20on%

labrador

Padrão da Raça

Classificação F.C.I.:

Grupo 8 - Retrievers, Levantadores e Cães DÁgua.

Seção 1 - Retrievers

Padrão FCI no 122 - 29 de janeiro de 1999.

País de origem: Grã-Bretanha

Nome no país de origem: Labrador Retriever

Utilização: Cão de caça

Sujeito à prova de trabalho para Campeonato Internacional.

Aparência Geral:

Fortemente constituído, curto, muito ativo; crânio largo; largo e profundo no peito e costelas; largo e forte sobre o lombo e posteriores.

Comportamento/Temperamento

Bom temperamento; muito ágil; excelente faro; cuidadoso ao recolher a caça (boca macia); apaixonado por água. Capaz de se adaptar em qualquer lugar; companheiro fiel. Inteligente, vivo e obediente, com muita vontade de agradar. De natureza amigável, sem nenhum traço de agressividade ou de timidez.

 

Cabeça:

Crânio: largo. Bem definido, sem bochechas carnudas.
Stop: definido.

O labrador retriever é originário da costa oeste do Canadá, onde era utilizado pelos pescadores para puxar as redes para a terra. Por volta de 1830, foi introduzido na Inglaterra, onde teve sua habilidade de cão de caça aprimorada. Sendo um retriever por natureza, é um excelente ajudante na caça de aves. Para cumprir sua tarefa o labrador é capaz de enfrentar qualquer obstáculo, seja na terra ou na água, onde revela-se um excelente nadador. São 3 as cores permitidas pelo padrão da raça: o preto, amarelo e chocolate. Sua pelagem é curta e espessa e requer poucos cuidados especiais por parte dos donos.

 

Entre as maiores qualidades do labrador, estão a inteligência e a obediência para o trabalho. É também um cão dedicado ao dono e extremamente afável com crianças. Ele esbanja energia e está sempre disposto a brincadeiras, especialmente as que evocam seu instinto caçador. Por ser bastante sociável, o labrador não gosta de ficar sozinho, necessitando estar sempre na companhia de seus donos, e, se possível, seguindo seus passos por todos os lugares.

 

É um cão que late pouco e na maioria das vezes não estranha nem mesmo pessoas diferentes, sendo por isso pouco recomendável como cão de guarda. Assim como é afável com as pessoas, o Labrador convive muito bem com outros cães e animais domésticos. A raça dos labradores é a preferida das famílias norte-americanas e inglesas. Muitos labradores são hábeis competidores de agility, sendo também grandes campeões em provas de obediência em todo mundo. É um excelente guia para pessoas com deficiência visual e atua como cão farejador à procura de drogas em muitos aeroportos.